Exercícios físicos antes ou depois do trabalho?
A atividade física proporciona vários benefícios à saúde. Atividade física é qualquer situação que envolve o movimento produzido pelo corpo. Deixar de usar o elevador e subir pelas escadas quando isso é possível é um exemplo de atividade física. Já o exercício é a atividade física planejada e estruturada para manter ou melhorar a condição física, como, por exemplo, reservar dois horários por semana (e ir) à academia para fazer musculação.
Embora seja difícil de quantificar, qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. Nossas rotinas, horários, as facilidades do mundo atual e até nossa biologia podem ser um convite para não engajar em atividades físicas estruturadas. Mas sabemos o quanto esse tema é importante para a prevenção de doenças, promoção do bem-estar e da longevidade.
Para aqueles que já romperam a barreira do “preciso começar”, uma pergunta pode surgir: é melhor fazer exercícios físicos antes ou depois do trabalho?
É necessário levar em consideração vários fatores individuais: cronotipo, disponibilidade de horário, compromissos (como levar os filhos à escola, por exemplo), acesso aos recursos (como academia, piscina, quadra) entre outros. Mas, para quem pode escolher, um grupo de pesquisadores da Alemanha desenvolveu uma pesquisa registrando dados de pessoas que faziam seus exercícios antes e depois do expediente, e como isso afetava a percepção de bem-estar e engajamento no trabalho em sua jornada seguinte (isto é, naquele mesmo dia para os que faziam exercícios pela manhã e no dia de trabalho seguinte para os que faziam atividade física à tarde ou à noite).
Os resultados mostraram que a atividade física antes da jornada de trabalho está relacionada a desfechos mais positivos. Efeitos benéficos sobre o controle da ansiedade e de exaustão emocional tiveram associação mais forte no grupo que se exercitava antes do trabalho, principalmente no período da manhã. É possível que esses resultados estejam relacionados a fenômenos neuroendócrinos envolvendo a liberação de hormônios e mediadores químicos relacionados à sensação de prazer e vigor físico.
Para além das necessidades e possibilidades individuais, as equipes de saúde e bem-estar das organizações podem agir como promotores de atividades e exercícios físicos. Seja antes ou após o expediente, o importante é favorecer os meios para que as pessoas se movimentem.
Artigo completo: Roswag M, Abdel Hadi S, Häusser JA, Mojzisch A. Running toward my challenges: Day-level effects of physical activity before work on appraisal of the upcoming workday and employee well-being. J Occup Health Psychol. 2023 Aug 10. doi: 10.1037/ocp0000360